25
Mar
2017
0
Roteiro de Braga

Viagens por Portugal: Roteiro de Braga

Braga é uma daquelas cidades que vale mesmo a pena visitar e conhecer.
Escolhemos Braga não pelas igrejas imponentes de que é conhecida, mas pela baixa histórica que pode (e deve!) ser visitada num passeio a pé e pelos seus jardins coloridos, e sempre arranjados, que merecem todo o nosso destaque!

Por isso, percam, ou melhor, invistam um dia para passear pelas ruas da baixa. Aproveitem e visitem o arco da Porta Nova, o Museu dos Biscainhos, o jardim de Santa Bárbara, o jardim da Avenida Central, a casa dos crivos e claro, a Sé de Braga. Tudo é  gratuito à excepção do Museu dos Biscaínhos que tem um custo de 2€.

 

Dois locais que precisam (mesmo!) de conhecer na baixa são a hamburgaria artesanal “DeGema” e a “Casinha Boutique Café”. A qualidade/ variedade da ementa, os sabores fantásticos, a simpatia do staff e a decoração destes espaços valem bem a pena! 

Sugestão: evitem o domingo, vão encontrar a maioria das lojas do comércio tradicional fechado, o que é uma pena.

 

Guardem o segundo dia para visitar o Santuário do Bom Jesus do Monte, de preferência num dia de sol para aproveitarem o espaço da melhor forma. Nós começamos por subir os 583 degraus (sim, os 583! E também os descemos…) até chegar à conhecida igreja. Mas o mais interessante é reparar nos pormenores arquitectónicos e na sua paisagem ao longo do percurso. Além destas escadas, todo o jardim/parque que envolve esta zona merece mesmo a vossa visita! Para nós, foi mesmo a melhor parte, zonas verdes muito bonitas, um lago onde podem alugar um barco a remos e várias mesas para fazer piquenique. Tem também um quiosque e um café ao lado da igreja para comer um gelado (o nosso caso obviamente!).

 

Se sobrar um tempinho extra, e gosta de aproveitar todas as oportunidades para espreitar a coleção do IKEA, visitem a loja no centro comercial Nova Arcada, com transporte grátis num mini autocarro durante a semana

O que nos ajudou a decidir os locais a visitar, além do nosso amigo google maps, foi uma aplicação de telemóvel chamada “BragaCool”, que contém todos os locais de interesse da cidade, como também diversos restaurantes, bares e hotéis de referência da cidade.  

 

Vezes Dois

(Todas as fotografias são da autoria do Vezes Dois)

  • Tony Tony

    E no Nova Arcada também tem a DeGema e um excelente cinema!