28
Jan
2018
0
sustentável + Jcomp

15 Formas FÁCEIS de contribuir sustentavelmente

Existem diversas formas de contribuirmos e de fazermos a nossa parte para vivermos num mundo mais sustentável, sem fazermos grandes mudanças radicais no nosso dia-a-dia. Além da importância de cuidar do lugar onde vivemos, trata-se de civismo e de sermos cidadãos conscientes.

Melhorar os locais que frequentamos (a nossa casa, o trabalho, a rua, as praias…), proteger a nossa saúde, tornar a vida mais prática e POUPAR DINHEIRO são coisas que podemos efetivamente mudar com estas próximas dicas.

COMO POUPAR DINHEIRO E CONTRIBUIR PARA MELHORAR O MEIO AMBIENTE:

  1. Fazer reciclagem (tão óbvio, não é?)
  2. Escolher não tirar os papéis no MB – menos lixo nas nossas ruas e menos papel a ser usado.
  3. Aderir à fatura eletrónica – muitos dos serviços oferecem mais benefícios se o fizer, além de poupar muitas árvores!
  4. Reutilizar! Sejam frascos, sacos, caixas, etc – muitas das coisas que temos em casa podem e devem ter uma segunda utilização. Poupamos porque não compramos coisas novas e ao mesmo tempo produzimos menos lixo.
  5. Aumentar o consumo de produtos nacionais!
  6. Usar menos vezes o carro. Poupamos dinheiro no combustível, contribuímos para diminuir a poluição e praticamos exercício físico!
  7. Evitar o desperdício de comida e de produtos de cosmética = poupar e não desperdiçar
  8. Escolher não utilizar utensílios de cozinha descartáveis (pratos, copos e talheres de plástico) – porque usar plástico e produzir mais lixo se podemos usar os nossos habituais pratos de cerâmica?
  9. Escolher não usar palhinhas – a maioria destas vai parar ao mar e torna-se “comida” para os animais marinhos, que morrem em consequência disso.
  10. Não lançar balões para o céu – pela mesma razão da anterior! Muitos dos balões vão parar ao mar. Além de o poluir, estamos a prejudicar a vida marinha.
  11. Usar pilhas recarregáveis – poupamos dinheiro e diminuímos a produção de lixo
  12. Reutilizar os sacos de compras – uma dica que todos já fazemos certo?
  13. Optar pelo uso de lâmpadas LED – duram mais e produzem menos energia = poupar
  14. Apagar a luz sempre que não está a ser utilizada – mais uma vez estamos a poupar dinheiro e energia
  15. Fechar a torneira da água quando não está a ser utilizada (quando se lava os dentes, no duche, a lavar a loiça, etc)

 

Lembra-te: A mudança começa por nós, pelo que está ao nosso alcance! As tuas ações falam por si e influenciam todos os que estão ao nosso redor, incluindo as crianças!

 

Vezes Dois